quinta-feira, 21 de abril de 2022

ATIVIDADES COM NÚMEROS INTEIROS 7º ANO - 2022

Colégio Elyte.
Atividades matemática: 7º anos. 2º bimestre. Ano letivo 2022.
Professor: José Carlos.

NÚMEROS INTEIROS
Reunindo os números negativos, o zero e os números positivos, formamos o conjunto dos números inteiros relativos, que será indicado por Z.
Z = {…., – 4, – 3, – 2, – 1, 0, + 1, + 2, + 3, + 4,…..}
·         Os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal +.
·         O número zero não é positivo nem negativo.
 De acordo com as explicações e exposições feitas em sala de aula, ou até mesmo de conhecimentos adquiridos, resolva os exercícios abaixo.

Exercícios

1 – Responda:
·         a) Qual o oposto de um número positivo?
·         b) Qual o oposto de um número negativo?

2 – Considere os números – 20, – 5, 0, 5, 12, – 1, 8, 15. Qual o menor e o maior número?

3 – Colocar os números em ordem crescente
·         a) 423, – 243, 234, – 324, – 432, 342, 243
·         b) 5055, – 5005, 5505, 5005, – 5055, – 5505

4 – Um garoto faz o seguinte percurso sobre uma reta numérica: “A partir do zero, ele caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda sete unidades no sentido negativo.” Determine o ponto em que se encontra o garoto após esse percurso.

5 – Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão descritos abaixo:
Carlos            3 pontos ganhos
Sílvio              8 pontos perdidos
Paulo             7 pontos ganhos
Mário              0 pontos
Coloque os nomes na ordem do melhor classificado para o pior.

6 – Considere as afirmações:
·         I) Qualquer número negativo é menor do que 0 (zero).
·         II) Qualquer número positivo é maior do que 0 (zero)
·         III) Qualquer número positivo é maior do que qualquer número negativo.
Quais das afirmações são verdadeiras?

7 – Quais são os números inteiros compreendidos entre – 5 e + 4? 

8 – Calcule:
·         a) + 10 + 2
·         b) + 2 + 21
·         c) + 5 + 18
·         d) + 23 + 21
·         e) + 12 + 34
·         f) + 12 – 8
·         g) + 15 – 6
·         h) + 45 – 32
·         i) – 32 + 25

9 – Calcule:
·         a) ( + 12 ) + ( + 21 )
·         b) ( + 23 ) + ( + 21)
·         c) ( – 12 ) + ( – 11 )
·         d) ( – 23 ) + ( – 4 )
·         e) ( – 21 ) + ( – 12 )
·         f) ( + 10 ) + ( – 13 )
·         g) ( + 21 ) + ( – 23 )
·         h) ( + 40 ) + ( – 17 )

10 – Calcule x – y:
·         a) x = + 6  e  y = + 5
·         b) x = – 7  e  y = + 8
·         c) x = – 9  e  y = – 5
·         d) x = + 12  e  y = – 15

11 – Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?

12 – Resolva:
·         a) ( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 )
·         b) ( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 )
·         c) ( + 5 ) – ( – 3 ) – ( – 1 )
·         d) ( + 4 ) + ( – 6 ) – ( + 7 ) – ( – 6 ) + ( + 7 )
·         e) ( – 3 ) – ( – 5 ) + ( – 6 ) + ( + 8 ) – ( – 4 )

13 – Elimine os parênteses:
a)    + ( – 3 + 8 )
b)    – ( – 3 + 8 )
c)    – ( – 3 – 1 )
d)    – ( – 6 + 4 – 1 )
e)     – 6 – ( – 3 + 2 )
f)    18 – ( – 5 – 2 – 3 )
g)   20 – ( – 6 + 8 ) – ( – 1 + 3 )
h)     – 32 – 1 – ( – 12 + 14 )
i)      7 + ( – 5 – 6 ) – ( – 9 + 3 )


 14 - Resolva as expressões numéricas abaixo:

a)    7 – ( 1 + 3) =

b)    9 – ( 5 – 1 + 2) =

c)    10 – ( 2 + 5 ) + 4 =

d)    ( 13 – 7 ) + 8 – 1 =

e)    15 – ( 3 + 2) – 6 =

f)     ( 10 – 4 ) – ( 9 -8) + 3 =

g)    50 – [ 37 – ( 15 – 8 ) ] =

h)   28 + [50 – (24 – 2) -10 ] =

i)      20 + [ 13 + (10 – 6) + 4] =

j)       52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4)]} =

k)     25 + { 12 + [ 2 – ( 8 – 6 ) + 2 ]} =

l)      { [ ( 18 – 3 ) + ( 7 + 5) – 2 ] + 5 } – 12 =

m)   65 – { 30 – [ 20 – ( 10 – 1 + 6) + 1 ]} =

n)   45 + { 15 – [ ( 10 – 8 ) + ( 7 – 4) – 3 ] – 4 } =

o)     40 + { 50 – [35 – ( 25 +5) – 1 ]} + 7 =

p)    38 – { 20 – [ 22 – ( 5 + 3) + ( 7 – 4 +1)]} = 


15 – Um reservatório contém 500 litros de água e efetuamos, sucessivamente, as seguintes operações: 
·         Retiramos 80 litros
·         Colocamos 45 litros
·         Colocamos 30 litros
·         Retiramos 130 litros
·         Retiramos 80 litros
Qual a quantidade de água que ficou no reservatório?

16 – Efetue as multiplicações:
a) ( + 5 ) . ( + 3 )
b) ( + 4 ) . ( – 5 )
c) ( – 8 ) . ( + 4 )
d) ( – 6 ) . ( – 7 )
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 )
f) ( – 5 ) . ( – 6  ) . ( – 2 )

17 – Determine o sinal de cada produto:
 a) +.+.+.+
b) -.-.-.-.
c) +.-.+.-
d) +.+.-.+.-.-

18 – Efetue as divisões:
 a) (+ 15) : (+ 3)
b) (+ 20) : ( – 4 )
c) ( – 35 ) : ( + 7 )
d) ( – 40 ) : ( – 5)
e) ( – 77 ) : ( + 11 )
f) 500 : (– 25)
g) (– 750) : 10

12 comentários:

TRABALHO 3º BIMESTRE - 6º ANOS