a) Qual é esse numero?
b) O que esse numero representa em
relação a 81?
02- Identifique os números que são chamados de quadrados perfeitos.
2
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9
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16
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22
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30
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36
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41
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49
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50
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64
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03- Com uma lata de tinta, pinto um quadrado de 169 metros
quadrados.
Qual é a medida, em metros, do
lado desse quadrado?
04- Determine os valor das expressões:
a) 7² - 40 + 18 : 3² - 10⁰
b) ( 6² - 5² ) X 3³ - 10²
c) 6² : ( 2³ + 1 ) X ( 3² - 5 )
05- Determine a soma do quadrado de 31 com o dobro de 31.
06- Um numero natural é expresso por 9² - 3³ X 3. Qual é esse
numero natural?
07- Encontre a soma dos quadrados dos números 10 e 5. O valor
obtido é o cubo de qual numero?
08- Dada a expressão numérica ( 12² + 1 ) : ( 54 - 7² ) - 3³,
determine o seu valor:
09- Determine a raiz quadrada do valor de 2³ + 2 X 2².
10- Numa empresa, a distribuição dos salários é representada pela
tabela a seguir. Qual é o valor da folha de pagamento dessa empresa, em reais?
Distribuição
dos Salários
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Números de funcionários
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Salário de cada um em reais
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12
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450
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20
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750
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8
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1 200
|
11- Uma torneira goteja 7 vezes a cada 20 segundos. Quantas vezes
essa torneira goteja em:
a)
1 hora?
b) 2 horas?
c) meia hora?
12- Ao dividir um número por 15, obtém-se o quociente 13 e o resto
9. Qual é o resto da divisão desse numero por 11?
6º ano.
a) 211 ( ) b) 406 ( ) c) 250 ( )
d)
118 ( ) e) 1 113 ( ) f) 22 004 (
)
2.
Sem efetuar a divisão, assinale co um X os números divisíveis por: 2
a)
119 ( ) b) 201 ( ) c) 240 ( )
d)
113 ( ) e) 3 103 ( ) f) 10 101 (
)
14.
Dada a tabela com números naturais, determine as questões a seguir:
a) Use lápis azul para pintar
os múltiplos de 3.
0
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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18
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19
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20
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21
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22
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25
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26
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27
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28
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29
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30
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31
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32
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33
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34
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35
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36
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37
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38
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39
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40
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41
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42
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43
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44
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45
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46
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47
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48
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49
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b) Use lápis vermelho para pintar os múltiplos de 4.
0
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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19
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20
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21
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22
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26
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27
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30
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31
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33
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34
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35
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36
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38
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44
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45
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46
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47
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48
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49
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c) Use lápis amarelo para
pintar os múltiplos de 5.
0
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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12
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13
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15
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16
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17
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18
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19
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20
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21
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22
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24
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25
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26
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27
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28
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29
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30
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31
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33
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34
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36
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37
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38
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39
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40
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42
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43
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44
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45
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46
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47
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48
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49
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d) Use lápis lilás para
pintar os múltiplos de 9.
0
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11
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12
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13
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15
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16
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17
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18
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19
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20
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21
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24
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25
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26
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30
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31
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36
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40
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41
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42
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43
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44
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45
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46
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47
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48
|
49
|
a) O conjunto dos múltiplos de 7 é infinito _________________________)
b) O conjunto dos múltiplos de 5 é finito (_________________________)
b) O conjunto dos múltiplos de 5 é finito (_________________________)
c) O conjunto dos múltiplos de 1 é unitário
(________________________)
d) O menor múltiplo de qualquer número é zero
(____________________)
e) O menor múltiplo de qualquer número é ele mesmo (_______________)
f) O conjunto dos
divisores de 12 é finito
(____________________)
g) O conjunto dos divisores de 8 é infinito (_______________________)
h) O conjunto dos divisores de 1 é unitário (________________________)
i) O conjunto dos divisores de 7 é o vazio (_________________________)
j) O menor divisor de qualquer número é zero (_____________________)
k) O menor divisor de qualquer número é 1 (_______________________)
l) O maior divisor de um número diferente de zero é ele
mesmo (______)
16. O número 45 tem 6 divisores.
a)
Quais são esses
divisores?
b)
Quantos e quais
são primos?
17.
Quais são os números primos compreendidos entre 30 e 40?
18.
Quais são os divisores primos do número 39?
19.
O número 49 é primo? Justifique.
20.
Qual é o único número primo que também é par?
21. Classifique os números como primos ou compostos:
a) 11:
b) 12:
d) 23:
e) 17:
a) 36 b)
500
c) 125
23..Determinar
o máximo divisor comum (m.d.c.), entre 30 e 24:
24..Determinar
o mínimo múltiplo comum (m.m.c.), entre 40, 60 e 100.
25..A forma fatorada de um número natural é 23
x 3 x 52. Qual é esse número natural?
O número natural procurado é ________________.
26. Determine
o m.m.c. nos seguintes casos:
a) m.m.c. (80, 100) b)
m.m.c. (75, 45)
27. Determine o m.d.c. nos seguintes casos:
a) m.d.c.(12, 18) b) m.d.c.(30,
95)
Problemas que envolve mmc e mdc
1) Numa classe há 28 meninos e 21
meninas. A professora quer formar grupos só de meninos ou só de meninas, com a
mesma quantidade de alunos e usando ao maior quando possível.
a) quantos alunos terá cada um
desse grupos?
b) quantos grupos de meninas
pedem ser formados?
c) quantos grupos de meninos?
2) Em um certo país as eleições
para presidente ocorrem de 6 em 6 anos e para senador de 4 em 4 anos. Em 2004
essas eleições coincidiram. Quando essas eleições voltarão coincidirem
novamente?
3) Em classe existem menos de 40 alunos. Se o
professor de Educação Física resolve formar grupos de 6 alunos, ou de 10 alunos, ou de 15
alunos, sempre sobra um aluno. Quantos alunos tem a classe? (Assinale a opção
correta,
justificando sua resposta com os
cálculos.)
a) 41 alunos b) 30 alunos c) 31 alunos d) 21 alunos
4) Todos os alunos de uma escola
de ensino médio participarão de uma gincana. Para essa competição, cada equipe
será formada por alunos de um mesmo ano com o mesmo número de participantes.
Veja na tabela a distribuição de alunos por ano:
Responda às seguintes perguntas:
a) Qual é o número máximo de
alunos por equipe?
b) Quantas equipes serão formadas
ao todo?
5) Em uma turma do 6º ano do
ensino fundamental, com mais de 30 alunos, foi distribuído um total de 126
borrachas, 168 lápis, 210 livros e 252 cadernos. Essa distribuição foi feita de
modo que cada aluno recebesse o mesmo número de borrachas, de lápis, de livros
e de caderno. Nesse caso, pode-se estimar que o número de alunos dessa turma era (Assinale a opção correta,
justificando sua resposta com os
cálculos.)
a) 26. b) 32.
c) 45. d) 42.
6) Três viajantes de firma sairão
a serviço no mesmo dia. Sabe-se que:
ð O
primeiro faz viagens de 12 em 12 dias;
ð O segundo faz viagens de 20 em 20 dias;
ð O terceiro faz viagens de 25 em 25 dias.
Depois de quantos dias sairão
juntos novamente?
7) Uma editora recebeu pedidos de
três livrarias, como mostra o quadro abaixo.
Como a editora deseja remeter os
três pedidos com a mesma quantidade de livros e com o maior número de livros
possível por pacote,
a) quantos livros terá cada
pacote?
b) quantos pacotes serão ao todo?
8) Marcos e Daniel são
universitários. O máximo divisor comum (mdc) dos números escritos nas camisetas
é a idade de cada um, e o mínimo múltiplo comum (mmc) corresponde a quanto cada
um ganhou trabalhando nas últimas férias escolares. Calcule o mdc e o mmc e
responda às perguntas:
a) Quem é o mais velho?
b) Quem ganhou mais trabalhando
nas últimas férias? Quanto a mais?
9) O Sr. Vicente tem uma banca de
frutas na feira. Nela há uma penca com 18 bananas e outra com 24 bananas. Ele
quer dividir as duas em montes iguais. Qual deve ser o maior número possível de
bananas em cada monte?
10) Regina possui 3 pedaços de fita, como os
apresentados abaixo, que serão utilizados na confecção de alguns enfeites. Ela
pretende cortá-los em pedaços do maior tamanho possível, de forma que não haja
sobras e que todos os pedaços tenham o mesmo tamanho.
a) Qual será o tamanho de cada
pedaço de fita após o corte?
b) Quantos pedaços de fita serão
obtidos ao todo?
11) Um funcionário recolhe
periodicamente o dinheiro de duas máquinas automáticas: uma de café e a outra
de sanduíches. Ele faz a arrecadação da máquina de café de 3 em 3 dias e da de
sanduíche de 4 em 4 dias. No dia 11 de junho ele fez a arrecadação das duas
máquinas. Qual serão próximo dia em que ele fará a arrecadação das duas
máquinas juntas novamente? (Assinale a
opção correta, justificando sua resposta com os cálculos.)
a) 20 de junho b) 23 de junho c) 20 de junho d) 14 de junho
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